O PROJETO

UM MAPA AFETIVO DO BALDIO DE ANSIÃES

 

p1150564.jpg

Queremos criar um mapa coletivo sobre os lugares especiais da Serra do ponto de vista dos seus moradores. Os mapas influenciam a nossa perceção do lugar onde moramos. Na era atual, com processos tais como globalização, monocultura, e realidade virtual, precisamos de re-conectar com nós próprios, com os outros e com a nossa terra. A criação coletiva dum mapa com as nossas memórias do lugar, cria diálogo e um sentido de união e pertença.

Alem disso, um mapa pode ser usado como base para o desenho de planos de ação de acordo com as visões e valores dos residentes. Isto é importante em Ansiães porque o ano passado, os compartes do baldio de Ansiães decidiram dar por terminado o acordo de cogestão com os serviços florestais do estado para ter completa liberdade do que fazer com o baldio.  Por isso, é o momento de incentivar uma discussão sobre a ligação atual dos moradores com o seu baldio, com o Marão, para construir uma visão futura comum e um plano de ação.

PORQUÊ ESTE PROJETO?

A Freguesia de Ansiães sempre teve uma ligação muito grande com a Serra do Marão. A Serra era o sustento dos moradores, ali pastoreavam os seus rebanhos cuja venda dos animais era das principais receitas dos moradores. Mas também iam para a serra apanhar lenha para aquecer as suas casas e cozinhar os seus alimentos, mato para a cama dos animais e pedra para a construção das casas. Sem os recursos da serra não era possível a vida em Ansiães (e arredores)!

Hoje as coisas são muito diferentes, mas os moradores continuam a ter uma ligação especial com a Serra do Marão. No entanto, as pessoas têm procurado outras paragens provocando o despovoamento deste lugar. Porque é que emigram? Segundo as palavras de muitos “porque aqui não há nada”. O património desta serra é imenso, mas não valorizado.

Este projeto quer reestabelecer as ligações entre moradores e a sua serra para motivar as pessoas a ficar e para que olhem para a serra como um recurso inigualável no qual podem basear o seu modo de vida e criar emprego na zona. Aqui há recursos, e muitos! De facto, uma grande parte da serra do Marão pertence aos residentes da Freguesia de Ansiães. Hoje, os moradores de Ansiães possuem 2.500 hectares de baldio na serra.

Como vamos criar o mapa?

Muito simples! Com uma atividade divertida e desenhada para todas as idades desde crianças, pais, mães e avós! Durante o mês de setembro, armados dum “kit de mapeador” e o seu telemóvel, os residentes da Freguesia de Ansiães terão que escolher e marcar um lugar da serra onde se sentem verdadeiramente bem ou onde já viveram um momento marcante das suas vidas. Estes pontos servirão para organizarmos convívios onde os participantes poderão partilhar as suas histórias dos lugares escolhidos e objetos que apanharem daquele lugar. O produto final será um mapa online e impresso com os lugares escolhidos e as suas histórias.

Website Built with WordPress.com.

EM CIMA ↑

Design a site like this with WordPress.com
Iniciar